Óleo 10W40 qual o melhor?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Óleo 10W40 qual o melhor?

Mensagem  No_Angel em Dom 28 Jun 2009, 12:49

Boa tarde!
No manual da minha TTR 600 recomendam vários tipos de óleo penso que o mais indicado seja o 10w40.
Gostaria de saber qual a marca na vossa opinião e através da vossa experiencia recomendam tendo em conta a relação preço/qualidade e um estilo de condução desportivo/agressivo...
Na oficina onde faço as revisões recomendaram Putoline ou superior...
Na minha antiga mota (Derbi Senda R) que tinha um Kit 80cc usei Motul 800 Supersport 100% sintetico para a mistura e apesar de uma condução desportiva/agressiva a mota nunca deu problemas por isso acho que posso dizer que é um bom óleo para 2T.
Mas agora para a motores a 4T tou um bocado à deriva.

Cumprimentos a todos!

No_Angel

Re: Óleo 10W40 qual o melhor?

Mensagem  zipper em Dom 28 Jun 2009, 19:46

Tanto um como outro são de qualidade....eu usei Valvoline semi-sintetico 10W40 na minha XR e depois de abrir o motor fiquei surpreendido como ainda estava em tão bom estado depois de tanta estica, filtro do quadro entupido (martelo de valvula gripada), escaldões que se fartou e mudas de oleo em falta...não posso falar mal da Valvoline lol!

zipper

Mensagem  Bonus em Dom 28 Jun 2009, 22:55

Eu normalmente uso oleo da Ipone.. Costumo Comprar o S4

Bonus

Mensagem  VM em Seg 29 Jun 2009, 10:26

Aconselho vivamente o motul 5100 10w50 Ester!

Abraços

VM

Mensagem  Pedro Pinto em Seg 29 Jun 2009, 16:40

alwayswot escreveu:Aconselho vivamente o motul 5100 10w50 Ester!

Abraços

Subscrevo, é o que uso na minha e gosto bastante

Pedro Pinto

Mensagem  No_Angel em Seg 29 Jun 2009, 17:58

Boa tarde!
E esse óleo da Motul existe em 10w40?
É que o 10w50 não consta no manual da minha TTR 600
O manual da TTR 600 apresenta as seguintes possibilidades:

10W30; 10W40; 20w40; 20w50

Penso que o 10w40 seja o mais indicado mas corrijam-me se estiver errado pois de mecânica não percebo muito...

Cumprimentos

No_Angel

Mensagem  No_Angel em Ter 30 Jun 2009, 19:02

Pois acho que vou mesmo optar pelo Motul já na minha antiga moto a 2T fiquei com boa impressão!
Alguém sabe onde posso compar em Portugal? Sou de Lisboa...
Estive a pesquisar na net e não encontro nem importador para Portugal nem lojas que comercializem a marca Motul...
Antigamente tinha um amigo que me comprava em Espanha mas agora já ñ anda por esses lados...
Obrigado!

No_Angel

Mensagem  henri em Ter 30 Jun 2009, 21:22

eu uso um castrol 20w 50 mas a minha mota também não é muito exigente Laughing Laughing

henri

Mensagem  Pedro Pinto em Ter 30 Jun 2009, 23:32

No_Angel escreveu:Pois acho que vou mesmo optar pelo Motul já na minha antiga moto a 2T fiquei com boa impressão!
Alguém sabe onde posso compar em Portugal? Sou de Lisboa...
Estive a pesquisar na net e não encontro nem importador para Portugal nem lojas que comercializem a marca Motul...
Antigamente tinha um amigo que me comprava em Espanha mas agora já ñ anda por esses lados...
Obrigado!

eu costumo comprar na Rodabem, uma loja de peças na Raínha D.Amélia, no Lumiar

Pedro Pinto

Mensagem  Bonus em Sab 11 Jul 2009, 12:16

Motul Gear 300 , também é bom.. mas um abuso de preço.. Rolling Eyes

Bonus

óleo xt 600 2001

Mensagem  pias em Qui 08 Out 2009, 19:30

já que estamos a falar de óleo kual é o que recomendam para a minha xt 600 de 2001 que seja acessivel em termos de preço e que encontre com facilidade. study

pias

Mensagem  ELBOSS em Sex 09 Out 2009, 19:11

A qualidade do oleo não se vê pelos numeros (10w40/15W40/5W30)

Isso esta ralacionado com as temperaturas... ou seja o oleo a frio tem uma certa viscosidade (potencia de lubrificação e penetração) e a quente outra (geralmente fica mais diluido)

Eu tinha praqui um artigo para vos explicar melhor...
Wiki:

Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:

Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60
Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50
Obs.: a letra "W" vem do inglês "winter" que significa inverno.
Ora aqui ja percebem melhor

Ou seja para o nosso clima um 10w40 ou 15w40 chega perfeitamente! Wink

Agora, para falar realmente de qualidade temos que ler a proximas letras... Ou seja API / SAE - SA/SB/SC/SE/SF...

Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos da América, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço

Do tipo:

A classificação para motores a gasolina que leva a letra S (de service station - posto de gasolina em inglês) seguida de outra letra que determina a evolução dos óleos.
Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos.

Os óleos são classificados então como SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ e SL.

A classificação mais recente é a API SL logo, quando é recomendado um óleo com classificação SJ poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é permitido.

Perceberam?

Depois ha mais pormenores de outras referencias menos utilizadas...
ACEA - Association des Constructeurs Européens de l´Automobile (antiga CCMC)
Classificação européia associam alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório.
JASO - Japanese Automobile Standards Organization
Define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho).
NMMA - National Marine Manufacturers Association
Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes que satisfazem suas exigências com a sigla TC-W (Two Cycle Water), aplicável somente a motores de popa a dois tempos. Atualmente encontramos óleos nível TC-W3, pois os níveis anteriores estão em desuso.

A marca tem uma percentagem muito pequena a nivel de qualidades a não ser os oleos com adictivos...mas, galp, sunoco, bp, etc, etc.. geralmente são sempre marcas de confiança.. o que varia sao os nomes, as embalagens, e os fabricantes (e as vezes nem isso!)

Ou seja, o que o fabricante de motores recomenda é sempre "o melhor" (qualidade/economia)... podendo nos escolher um oleo de nivel superior se assim a gente quiser... tipo o fabricante do motor sugere um (manual do utilizador) API SG 15W-40, esse é o oleo base aconselhado... podendo nos comprar um API SL 10W50 (por exemplo) ou seja é um oleo com melhor qualidade e que aguenta melhor a sua viscosidade em altas temperaturas, e geralmente o oleo sintetico é melhor, mas nem todos os motores (principalmente os mais antigos) podem levar desse oleo, por causa dos seus vedantes...

e penso que é tudo, qualquer duvida perguntem pode ser que possa ajudar Wink

Abraço Cool

ELBOSS

http://ELBOSS.hi5.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: