Diferenças nas marcas... diferenças entre as "R" e as "x"...YZ e as WR..
:: Geral :: Conselheiro sentimental
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Diferenças nas marcas... diferenças entre as "R" e as "x"...YZ e as WR..
Desde que andei na WR do pstolas levantaram-se umas duvidas! E estamos na altura de aprender certo?
Para não fazer mais OffTopic no Tópico da mota do Mol aqui fica o devido tópico!
A minha duvida é existe diferenças entre as marcas? YZ, RMZ, CRF "R", etc... Mas isto já foi respondido no topico do Mole pelos vistos são todas basicamente MUITO parecidas!
Mas é assim tão grande a diferença por exemplo entre uma WR e uma YZ? Falando de motas de 2010!
Já me disseram que a versão CRF 450R á veira da CRF450x a x é ainda um bocado "grandinho" superior!
Imaginemos... A WR450 de 2010 com um escape completo AKRAPOVIC e arvore de cames sofre alterações bem visiveis em nivel de andamento/explosão/estalo? A arvore cames ajudaria em quê na mota?
Para não fazer mais OffTopic no Tópico da mota do Mol aqui fica o devido tópico!
A minha duvida é existe diferenças entre as marcas? YZ, RMZ, CRF "R", etc... Mas isto já foi respondido no topico do Mole pelos vistos são todas basicamente MUITO parecidas!
Mas é assim tão grande a diferença por exemplo entre uma WR e uma YZ? Falando de motas de 2010!
Já me disseram que a versão CRF 450R á veira da CRF450x a x é ainda um bocado "grandinho" superior!
Imaginemos... A WR450 de 2010 com um escape completo AKRAPOVIC e arvore de cames sofre alterações bem visiveis em nivel de andamento/explosão/estalo? A arvore cames ajudaria em quê na mota?
Re: Diferenças nas marcas... diferenças entre as "R" e as "x"...YZ e as WR..
carlosfilipe94 escreveu:Mas é assim tão grande a diferença por exemplo entre uma WR e uma YZ? Falando de motas de 2010!![]()
Sendo tu um dos que "gasta pneu até à jante" e "trata todas as curvas por tu", até admira a pergunta, há aqui no fórum muitos posts a falar disso, de qualquer das formas e muito resumidamente:
A diferença das MX (por ex: YZ450F) para a enduro (por ex: WR450F) está nos cilindros com mais compressão, válvulas de titânio (nas MX) e sistema de luzes, arranque eléctrico e bateria (nas Enduro), daí serem as MX mais potentes e exigentes em termos de manutenção e as Enduro menos potentes, mais fiáveis e mais pesadas cerca de 10 Kgs.
Se nas YZ250F notas maior power comparando com as WR250F (devido a ser mais leve e mais potente), já entre a YZ450F e a WR450F as coisas são diferentes.
A potência é tanta que até te sentes mais à vontade na WR do que na YZ!
Aliás as YZ450F de 2010 tinham como critíca o motor demasiado potente, e cheguei a ler (na motojornal ou na Motoverde, não me lembro) que vários pilotos tiveram que fazer afinações de motor para tornar a moto mais... dócil!

Agora começam a aparecer motos de MX já com arranque eléctrico, mas também mais pesadas.
Se queres uma WR450F não precisas nem de escape nem de filtros especiais, podes retirar o silenciador para dar um ronco mais fixe, mas potência tens até virem as peixeiras!
Se for para SM optava por uma mota com caixa de 6, a KTM 450 EXC-R ou 530 EXC-R são as minha preferida, mas há que ter em atenção a assistência da KTM que neste momento é, no mínimo, uma incógnita...
A opção entre a 450 e a 530, para mim, seria uma questão de mais cilindrada, menos rotação, mais fiabilidade. Não seria pela potência.
Para quem procura motas Enduro ou MX para transformar em SM aconselho a compra da MotoVerde, lá vem todas as novidades para 2012.

Jomba- Número de Mensagens: 863
como te falei carlos , acaba por ser tudo muito semelhante , as KTM trazem brembo , as outras nissin , as KTM trazem WP , algumas trazem kayaba ..
a maior diferença que me recordo actualmente é mesmo o motor da yz450f de 2010 que é invertido e ainda nenhuma marca lançou nenhuma assim ..
uma WR chega bem , mas tem caixa de 5 , logo uma EXC é melhor pela caixa de 6 , e pela hipótese que dá em ter uma 530 (mais binário , menos esforço para puxar comparado com a 450 )
quanto à árvore de cames , é o que faz abrir / fechar válvulas .. ou seja , subidas de rotação mais rápidas , etc (maior desgaste)
noto que estás muito inclinado para uma yz450f por ter mais cavalos , e porque queres usar em kartodromo , o problema é que , em estrada , rebentas aquilo , em circuito , poucas vezes andas , o desgaste é muito a nivel de motor , já nem falo no que a yz gasta em pneu atrás , e com tantos cv's , não chegas a tirar proveito em circuito ..
o melhor que podes mesmo fazer é uma KTM 520 / 525 / 530 , ou até mesmo a 450 ..
e com o restante € de diferença , pões a mota a teu gosto , afinas suspensões , e abusas em estrada , e em circuito já dá para aprender que chegue , apesar de nem em todos conseguires espremer uma 525
a maior diferença que me recordo actualmente é mesmo o motor da yz450f de 2010 que é invertido e ainda nenhuma marca lançou nenhuma assim ..
uma WR chega bem , mas tem caixa de 5 , logo uma EXC é melhor pela caixa de 6 , e pela hipótese que dá em ter uma 530 (mais binário , menos esforço para puxar comparado com a 450 )
quanto à árvore de cames , é o que faz abrir / fechar válvulas .. ou seja , subidas de rotação mais rápidas , etc (maior desgaste)
noto que estás muito inclinado para uma yz450f por ter mais cavalos , e porque queres usar em kartodromo , o problema é que , em estrada , rebentas aquilo , em circuito , poucas vezes andas , o desgaste é muito a nivel de motor , já nem falo no que a yz gasta em pneu atrás , e com tantos cv's , não chegas a tirar proveito em circuito ..
o melhor que podes mesmo fazer é uma KTM 520 / 525 / 530 , ou até mesmo a 450 ..
e com o restante € de diferença , pões a mota a teu gosto , afinas suspensões , e abusas em estrada , e em circuito já dá para aprender que chegue , apesar de nem em todos conseguires espremer uma 525

L_Cobain27- Número de Mensagens: 9114
Eu infelizmente para já não posso adquirir uma 450, 530 pela idade, carta e pelo costume...€
Mas como o pstolas e o andré sabe estou a ponderar ir trabalhar para o estrangeiro quando realizar os 18 anos... O objectivo é a Inglaterra pois tenho já bastantes familiares, casa, etc...
Mas isto ainda está tudo MUITO em fase de estudo!
(a minha mãe e o meu pai são contra esta ideia)
E como estou cada vez mais perto dos 18 e começam a vir ideias "malucas" á cabeça decidi criar o tópico para aprender realmente mais sobre as diferenças e mesmo para outros users que possam ter as mesmas duvidas!
Mas já vi que a YZ, RMZ estão fora de equação! Só se vai aprendendo, certo?
Mas como o pstolas e o andré sabe estou a ponderar ir trabalhar para o estrangeiro quando realizar os 18 anos... O objectivo é a Inglaterra pois tenho já bastantes familiares, casa, etc...
Mas isto ainda está tudo MUITO em fase de estudo!
E como estou cada vez mais perto dos 18 e começam a vir ideias "malucas" á cabeça decidi criar o tópico para aprender realmente mais sobre as diferenças e mesmo para outros users que possam ter as mesmas duvidas!
Mas já vi que a YZ, RMZ estão fora de equação! Só se vai aprendendo, certo?
Jomba escreveu:carlosfilipe94 escreveu:Mas é assim tão grande a diferença por exemplo entre uma WR e uma YZ? Falando de motas de 2010!![]()
Sendo tu um dos que "gasta pneu até à jante" e "trata todas as curvas por tu", até admira a pergunta, há aqui no fórum muitos posts a falar disso, de qualquer das formas e muito resumidamente:
Oh jomba apenas gastei o pneu pois estava em fim de vida e ligo sempre MUITO á rotação do motor!
Só não percebi essa segunda!?
Ps:. eu faço boas curvas de 125, pois na 450cc do pstolas deu para perceber que ainda tenho MUITO mas mesmo MUITO para aprender!
carlosfilipe94 escreveu:Jomba escreveu:
Oh jomba apenas gastei o pneu pois estava em fim de vida e ligo sempre MUITO á rotação do motor!![]()
Só não percebi essa segunda!?![]()
Lol, como és dos membros que mais posta, pensei que já tivesses chegado à categoria "trata todas as curvas por tu"... Não tem nada a ver com o estado dos teus pneus ou a forma como conduzes!

Jomba- Número de Mensagens: 863
tendo eu uma wr , posso disser-te que um dia que compres uma potente a sm , nao vas pras 450 , so a tenho a SM a 15 dias e ja começa a saturar a parte em que se tem de ir a 100 ´a hora para poupar motor.
eu na minha dtr costumo fazer viagens a 120/130 km/h sem me preocupar com o poupar piston(sim piston , nao ´e motor como nas 450 4t) e tenho o motor muito mexido a 180cc.
as 450 sao muito engraçadas e divertidas, mas acho que para mota prinçipal SM nao sao o melhor..
eu na minha dtr costumo fazer viagens a 120/130 km/h sem me preocupar com o poupar piston(sim piston , nao ´e motor como nas 450 4t) e tenho o motor muito mexido a 180cc.
as 450 sao muito engraçadas e divertidas, mas acho que para mota prinçipal SM nao sao o melhor..

pstolas- Número de Mensagens: 574
Pena ser a KTM 530 " pobre" em termos de arranjar +material que a KTM 530!
As 450 também dão para desmultiplicar para andar a 120 - 130 km/h sem dar grande desgaste ao motor, o problema é que as 450 japonesas tem todas caixa de 5, sejam de enduro ou motocross e isso penaliza imenso a aceleração / pedrada em estrada ..
Para colmatar isso, tem que se artilhar o motor e mais uma vez depois a fiabilidade fica em causa ..
O melhor nas SM's para fazer TUDO, é ter uma big-bore com caixa de 6, a fazer =<10 000rpm, com +60cv e bastante binário .. com caixa de 6 pode-se alongar bastante que as primeiras 4 - 5 mudanças por norma tem a pedrada de uma mota de cross e depois a 6ª está lá para consumos ou velocidades de cruzeiro maiores ..
E o argumento do peso a meu ver não tem muito cabimento, porque uma WR 450 ou CRF X ou R convertida a SM acaba sempre por ficar a pesar 105 - 110 kg .. no caso da WR de origem até acho que pesa ligeiramente mais que 110 declarados ..
A minha Husaberg declaram 112 kg .. a KTM 520/525/530 declaram à volta dos 110 - 115 na versão EXC .. o peso não se nota assim TANTO relativamente a uma 450 de cross .. só mesmo em pista mas não se nota muito sinceramente ..
Para colmatar isso, tem que se artilhar o motor e mais uma vez depois a fiabilidade fica em causa ..
O melhor nas SM's para fazer TUDO, é ter uma big-bore com caixa de 6, a fazer =<10 000rpm, com +60cv e bastante binário .. com caixa de 6 pode-se alongar bastante que as primeiras 4 - 5 mudanças por norma tem a pedrada de uma mota de cross e depois a 6ª está lá para consumos ou velocidades de cruzeiro maiores ..
E o argumento do peso a meu ver não tem muito cabimento, porque uma WR 450 ou CRF X ou R convertida a SM acaba sempre por ficar a pesar 105 - 110 kg .. no caso da WR de origem até acho que pesa ligeiramente mais que 110 declarados ..
A minha Husaberg declaram 112 kg .. a KTM 520/525/530 declaram à volta dos 110 - 115 na versão EXC .. o peso não se nota assim TANTO relativamente a uma 450 de cross .. só mesmo em pista mas não se nota muito sinceramente ..
Husaberg FS650e 2006' Supermoto
ª a minha com 15-40 esta a dar ~~160km/h, a 110km/h em 5ª vai as 6000rpm , por norma evito de manter veloçidade cruzeiro acima disso (excepto nas ocasioes em que se esta a puchar por ela, ai vai aos 155 relativamente rapido), mas o que engana mais ´e o barulho dela , nao ´e que faça muito barulho porque tem dbkiller, mas parece que vai o motor ja vai muito em altas.

pstolas- Número de Mensagens: 574
carlosfilipe94 escreveu:Eu infelizmente para já não posso adquirir uma 450, 530 pela idade, carta e pelo costume...€
Mas isto ainda está tudo MUITO em fase de estudo!(a minha mãe e o meu pai são contra esta ideia)
E como estou cada vez mais perto dos 18 e começam a vir ideias "malucas" á cabeça decidi criar o tópico para aprender realmente mais sobre as diferenças e mesmo para outros users que possam ter as mesmas duvidas!![]()
Mas já vi que a YZ, RMZ estão fora de equação! Só se vai aprendendo, certo?![]()
vai para Inglaterra vai, vais agora ainda trazes uma SM de borla se estiver na rua

andre- Número de Mensagens: 2686
Tópicos similares» Diferenças nas marcas... diferenças entre as "R" e as "x"...YZ e as WR..
» Diferenças Entre Marcas de Players!
» Diferenças entre c220 e c180 elegance auto
» A DIFERENÇA ENTRE ADVOGADOS E ECONOMISTAS
» Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08
» Diferenças Entre Marcas de Players!
» Diferenças entre c220 e c180 elegance auto
» A DIFERENÇA ENTRE ADVOGADOS E ECONOMISTAS
» Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08
:: Geral :: Conselheiro sentimental
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: