Peeling à KTM 520 EXC 2001

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Peeling à KTM 520 EXC 2001

Mensagem  pmonteiro em Qua 03 Ago 2011, 23:50

Após 10 anos, e ainda com o material todo de origem, o peso da idade já se faz notar, pelo que decidi fazer um rejuvenescimento exterior à fera!
O plano de trabalho passa por lacagem do quadro (já apresenta uns pontos de ferrugem), plásticos novos, restauro do escape, limpeza a fundo do motor/braço oscilante etc... Eventualmente aproveitarei também para fazer alguns upgrades já em mente há algum tempo, como por exemplo o disco 320mm... Twisted Evil
Os plásticos actuais, que ainda estão num estado aceitável, ficam para o mato, onde ainda vão fazer muitos e bons kms!

Primeiro passo, desmontar a fera até se resumir a um monte de peças soltas:

Nota: Começam a surgir alguns sintomas de arrependimento ao ouvir certos panisgas a combinar voltinhas e eu com ela neste estado... Laughing

pmonteiro

Número de Mensagens: 512

Re: Peeling à KTM 520 EXC 2001

Mensagem  pmonteiro em Qui 04 Ago 2011, 00:07

Restauro da linha de escape

Após desmontar deparei-me com esta triste visão:

Ferramenta de limpeza:

O antes e o depois:

Resultado final:

A ideia inicial era limpar e pintar com tinta de alta temperatura. Com o resultado da limpeza fico na dúvida se devo pintar, o meu único receio é se volta a ganhar ferrugem a curto/médio prazo. Opiniões? Alguém já passou por esta experiência?

pmonteiro

Mensagem  carlosfilipe94 em Qui 04 Ago 2011, 00:12

Na minha humilde opinião...

-Lacava quadro e t´s

- Plásticos todos laranjas e fazia um cirte nas malas!

- Pintava o motor de cinza e cilindro de preto!

- Capa de banco preto!

- Protecçoes de mãos fechadas!

- E uma valente polidela nos aros! Laughing

carlosfilipe94

Número de Mensagens: 3917

http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100001449343605

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 04 Ago 2011, 00:12

mandar cromar é opção Rolling Eyes

se há coisa que nunca faria no caso da tua mota , era tirar os plásticos de depósito ..

têm dos autocolantes mais simples e que melhor ficam nas KTM .

e a capa de banco , que é a de origem , parece-me impecavel mesmo .

mantém isso o mais stock possível Wink

L_Cobain27

Número de Mensagens: 9114

Mensagem  El President em Qui 04 Ago 2011, 00:23

Parabens pela restauração!
Essa KTM vai ficar de topo thumbup

pmonteiro escreveu:Nota: Começam a surgir alguns sintomas de arrependimento ao ouvir certos panisgas a combinar voltinhas e eu com ela neste estado... Laughing

Pois, pois, já devias saber que isto é trabalho para se fazer no inverno.... e ainda por cima este ano devemos ter um setembro bem fixe para andar de moto assobio

El President

Número de Mensagens: 4310

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  pmonteiro em Qui 04 Ago 2011, 00:43

carlosfilipe94 escreveu:-Lacava quadro e t´s

Já tinha pensado em lacar também os t´s...mas como as bainhas são escuras...ainda não tomei a decisão...

carlosfilipe94 escreveu:- Plásticos todos laranjas e fazia um cirte nas malas!

Os plásticos já cá estão. Em relação aos cortes nas malas tenho de estudar bem a forma de o fazer...se não tiver 100% seguro não sei se arrisco...

carlosfilipe94 escreveu:- Pintava o motor de cinza e cilindro de preto!

As tampas do motor vão ser pintadas. Já fiz uma experiência com uma tinta cinzenta, mas é demasiado "metalica"...estou a equacionar pinta-las de preto. Se assim for o cilindro leva uma limpeza a escova de aço e fica na cor original...

carlosfilipe94 escreveu:- Capa de banco preto!

Já está tratado! Cool

carlosfilipe94 escreveu:- Protecçoes de mãos fechadas!

Estão na "wish list". Só falta encontrar umas ao meu gosto..

carlosfilipe94 escreveu:- E uma valente polidela nos aros!

Vamos ver se sobra paciência para a polidela ou se fica apenas com uma boa lavagem! Dependendo do resultado...

L_Cobain27 escreveu:se há coisa que nunca faria no caso da tua mota , era tirar os plásticos de depósito ..
têm dos autocolantes mais simples e que melhor ficam nas KTM .

O estado em que se encontram ia contrastar demasiado com os restantes novos...os autocolantes também são os que gosto mais de ver. Já comprei uns simples parecidos (depois posto fotos), e vou ver como ficam. A mota vai ficar simples no que toca a autocolantes, pessoalmente não gosto de ver as motas tipo árvore de natal, fazer publicidade gratuita não é para mim! Laughing Se não gostar terei de procurar uns iguais a estes.

L_Cobain27 escreveu:
e a capa de banco , que é a de origem , parece-me impecavel mesmo

Tem um buraquito (pequeno mas visível aos olhos mais atentos, deve ter sido o dono anterior com uma ponta de cigarro) e além disso, com os plásticos todos laranjas, ia ficar pesado. De qualquer forma vou guardar esta capa e se um dia arranjar um banco usado barato, mando-a pôr, e fica para o monte em conjnto com os actuais plásticos.

Basketball

pmonteiro

Mensagem  pmonteiro em Qui 04 Ago 2011, 00:53

El President escreveu:Pois, pois, já devias saber que isto é trabalho para se fazer no inverno.... e ainda por cima este ano devemos ter um setembro bem fixe para andar de moto assobio

Herege! Rant

Isso de quando fazer o trabalho depende do ponto de vista...o pessoal do asfalto diz que é no inverno, o pessoal do mato diz que é no verão...

Olha tinha era de ser, já andava a pensar nisso há algum tempo e um dia deu-me na telha e pumbas! Como em Julho e Agosto, por diversos motivos, quase não ia ter fins de semana para andar nela, aproveitei.

O Setembro ainda tá longe, pode ser que despache isto a tempo... thumbup

pmonteiro

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 04 Ago 2011, 00:58

capa preta sem nada ?

tinhas optado por uma destas :

na minha KTM 125EXC ficava assim com os autocolantes de origem (o laranja no banco é muito mais vivo , aí é que ainda estava sujo) :

Última edição por L_Cobain27 em Qui 04 Ago 2011, 01:02, editado 1 vez(es)

L_Cobain27

Número de Mensagens: 9114

Mensagem  Ricardo 32 em Qui 04 Ago 2011, 01:02

Um tópico que de certeza que acompanharei Very Happy

Depois pensa em colocar um pneu com um perfil mais baixo que fica melhor esteticamente e talvez a nível ciclista Razz

Um abraço

Ricardo 32

Número de Mensagens: 532

Mensagem  waassuupp em Qui 04 Ago 2011, 01:59

pmonteiro escreveu:
A ideia inicial era limpar e pintar com tinta de alta temperatura. Com o resultado da limpeza fico na dúvida se devo pintar, o meu único receio é se volta a ganhar ferrugem a curto/médio prazo. Opiniões? Alguém já passou por esta experiência?

Ao ver as fotos estava precisamente a pensar se não iria ganhar novamente ferrugem com facilidade!???
Pois não sei responder, mas sei que o resultado final está Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven
Estou mesmo curioso por ver o resultado final. Também concordo que já estava na altura dum restyling.
thumbup

waassuupp

Número de Mensagens: 1201

Mensagem  zipper em Qui 04 Ago 2011, 10:00

Bom projecto!
Quero ver o resultado final!

P.S. : Não pintes os colectores.Depois com o calor eles ficam com uma bela cor dourada.

zipper

Número de Mensagens: 912

Mensagem  BroLy em Qui 04 Ago 2011, 10:07

Os colectores deixa-os assim como estão após a rebarbadora.

Na minha opinião, acho que ficava porreiro lacares o quadro de laranja ( laranja KTM mesmo ), colocares os plásticos todos pretos com 1 autocolante KTM de cada lado no depósito, aros lacados de preto com fitas laranjas, cubos pintados de dourado a replicar os Talon gold, corrente RK cor de laranja e cremalheira dourada.

Basicamente, seria uma réplica da minha mas com a coloração invertida no quadro / plásticos.

w w w . r a c i n g s m . o r g

RacingSM @ YOUTUBE ---> 109 videos

Husaberg FS650e 2006' Supermoto

BroLy

Número de Mensagens: 2952

http://www.racingsm.org

Mensagem  pmonteiro em Qui 04 Ago 2011, 10:59

BroLy aka CheeseBERG escreveu:Os colectores deixa-os assim como estão após a rebarbadora.

Eles estão com muito bom aspecto. Para já vou experimentar deixar ficar assim...se vir que ganham ferrugem rapidamente, limpo de novo e depois pinto!

BroLy aka CheeseBERG escreveu:Na minha opinião, acho que ficava porreiro lacares o quadro de laranja ( laranja KTM mesmo ), colocares os plásticos todos pretos com 1 autocolante KTM de cada lado no depósito, aros lacados de preto com fitas laranjas, cubos pintados de dourado a replicar os Talon gold, corrente RK cor de laranja e cremalheira dourada.
Basicamente, seria uma réplica da minha mas com a coloração invertida no quadro / plásticos.

Essa era a ideia que tinha em mente inicialmente, mas não consegui arranjar plásticos pretos para a 520...só encontrei para a 525 e aí já eram precisas adaptações.
Como os plásticos são laranjas, com quadro laranja é capaz de ficar demasiado "PSD", pelo que, acho que vou lacar a preto ou antracite. Lá se vai por água abaixo a réplica invertida...também ficaria sempre a faltar o belo escape duplo! baba
Lacar aros e pintar cubos implicava enraiar as jantes e para já não vou por aí. Fitas nas jantes e correntes coloridas são modernices que "no me gustan"... Evil or Very Mad

Reparei que o banco da tua 520 é todo preto, também foi no Fiuza que mandaste estofar? Tive de ver pelas fotos, porque infelizmente ainda não tive o prazer de a ver ao vivo...há gajos com canhões em casa, mas teimam em andar sempre de xaruto... lol!

Última edição por pmonteiro em Qui 04 Ago 2011, 11:13, editado 3 vez(es)

pmonteiro

Mensagem  pmonteiro em Qui 04 Ago 2011, 11:05

zipper escreveu:P.S. : Não pintes os colectores.Depois com o calor eles ficam com uma bela cor dourada.

Assim espero! Twisted Evil

Se existisse algum tipo de verniz incolor de alta temperatura, para proteger contra a corosão, é que era! Cool

pmonteiro

Mensagem  BroLy em Qui 04 Ago 2011, 11:22

pmonteiro escreveu:Reparei que o banco da tua 520 é todo preto, também foi no Fiuza que mandaste estofar? Tive de ver pelas fotos, porque infelizmente ainda não tive o prazer de a ver ao vivo...há gajos com canhões em casa, mas teimam em andar sempre de xaruto... lol!

Sim, acho que foi o Fiúza na altura que arranjou essa forra de banco, a original já estava nas lonas ..

Epá, eu tenho a KTM na Margem Sul, não vou da Expo à Margem Sul buscar a KTM para depois ir dar a volta ao Sobral Laughing Laughing
E acho que não vais ver a KTM tão cedo ao vivo .. o meu irmão este fim-de-semana vai levar a KTM para o Algarve e por lá vai ficar ..

SM agora só mesmo Husaberg. Very Happy

Eu tenho 1 colector 2-1 ( igual ao das novas 525 / 530 ) de origem para a 520 .. também está "lamacento", mas a rebarbadora resolvia o problema ..

BroLy

Mensagem  pmonteiro em Qui 04 Ago 2011, 11:35

BroLy aka CheeseBERG escreveu:E acho que não vais ver a KTM tão cedo ao vivo .. o meu irmão este fim-de-semana vai levar a KTM para o Algarve e por lá vai ficar ..

damn

BroLy aka CheeseBERG escreveu:Eu tenho 1 colector 2-1 ( igual ao das novas 525 / 530 ) de origem para a 520 .. também está "lamacento", mas a rebarbadora resolvia o problema ..

Qual a diferença desse colector das 525/530? Os colectores passam de 2-1 antes da "pré-panela"?

A rebarbadora ainda tem a escova montada...passa lá em casa que em 10 min isso fica a brilhar! Twisted Evil

pmonteiro

Mensagem  BroLy em Qui 04 Ago 2011, 11:40

Sim é como o das 525 ou seja, 2 saídas do cilindro que logo a seguir unem-se e ficam em 1 colector apenas, como em quase todas as supermotard ..

As nossas é 2 - 2 - 1 ..

BroLy

Mensagem  pmonteiro em Qui 04 Ago 2011, 11:52

BroLy aka CheeseBERG escreveu:Sim é como o das 525 ou seja, 2 saídas do cilindro que logo a seguir unem-se e ficam em 1 colector apenas, como em quase todas as supermotard ..

As nossas é 2 - 2 - 1 ..

E isso trás alguma vantagem sem ser a nível estético? É que curiosamente eu curto ver os 2-2-1...

pmonteiro

Mensagem  BroLy em Qui 04 Ago 2011, 12:05

Acho que a performance é a mesma, é só mesmo pelo factor estético.

BroLy

Mensagem  zipper em Sex 05 Ago 2011, 22:47

pmonteiro escreveu:
zipper escreveu:P.S. : Não pintes os colectores.Depois com o calor eles ficam com uma bela cor dourada.

Assim espero! Twisted Evil

Se existisse algum tipo de verniz incolor de alta temperatura, para proteger contra a corosão, é que era! Cool

Com o tempo eles voltam ao mesmo, mas demora...há um tratamento qualquer maluco que já vi no SMJ, mas pelo que percebi custa uma fortuna..

zipper

Número de Mensagens: 912

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: