Como saber qual a transmissão ideal para a tua supermoto
:: Área técnica :: Dicas e Técnicas
Página 2 de 7 • Compartilhe •
Página 2 de 7 •
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 
Re: Como saber qual a transmissão ideal para a tua supermoto
BroLy aka CheeseBERG (Qui 16 Dez 2010 - 13:34) escreveu:President, mas só atinges 6500rpm em 5ª na FMX ...?
Acho que faz mais ..![]()
E sim, os valores obtidos correspondem a velocidades reais / GPS.
Potencia máxima às 5750 rpm.... calculo que faça 6500... a XT600 entra no red às 7000....
Última edição por El President em Qui 16 Dez 2010, 14:47, editado 1 vez(es)
N@ndo (Qui 16 Dez - 14:34) escreveu:Eu por acaso nunca estiquei-a muito, o máximo que dei foi 165, na via rápida da Costa, e ia-me saltando o capacete... Mas vi que ainda tinha pelo menos umas 1000 e tal rotações...
Eu quando fiz 180 na Husaberg por acaso foi de noite na A2 na baixa de Corroios em direcção à Ponte 25 de Abril e ia completamente de peito ao vento (hirto) a fazer um esforço enorme, decidi nem me agaixar para ver como ela se aguentava ..
Senti que ela ainda tinha umas rotações para fazer, mas estava quase perto do limite ..
Basta uma pessoa se agaixar e agarrar com força o volante que se faz bem ponta.
Husaberg FS650e 2006' Supermoto
El President (Qui 16 Dez - 14:41) escreveu:Potencia máxima às 5750 rpm.... calculo que faça 6500... a XT600 faz entra no red às 7000....![]()
Não podes assumir as coisas assim, estás a cair no erro do Lars inicialmente, que pensava que pelo facto da CRF 450 ter a potência máxima às 8500 ou 8700, que só faria mais 1000rpm +- ...
Já expliquei que os motores 4T são mais elásticos, a potência pico normalmente está bastantes rpms antes do corte ..
Eu já andei numa XT 600 de origem (curiosamente para testar a velocidade em 4ª com o GPS, fez 132 km/h) e o ponteiro bateu nas 7500rpm a cortar se não estou em erro .. isto em 4ª .. em 5ª concerteza que também faria 7500rpm numa recta maior ..
A FMX 650 não acredito que faça menos rpm que a XT 600 original .. portanto 7000 - 7500rpm ela fará em 5ª se tiver espaço para tal ..
A questão é que praticamente todos nós nunca levamos a última mudança até ao corte ou lá perto .. normalmente ficamos a umas 2000 - 1000rpm do corte .. salvo raras excepções é que chegamos ao limite ..
Eu não quero ser desmancha prazeres nem quero fazer off-topic mas, tenho de dizer isto uma vez que foi falado...
Dizer velocidade real = velocidade GPS ... é mentira :X
(Broly, não estou a dizer que os valores possam ou não estar mal)
Explicação teórica:
A menos que usem um receptor GPS bastante sofisticado (por exemplo que a única função seja dizer a velocidade ou algo assim), não vão obter as velocidades verdadeiras..
Se forem a ver a velocidade por aqueles GPS tradicionais tipo tomtom ou ndrive ou algo assim... não se fiem nisso... A velocidade não é a real e mais, a do conta km até pode estar a dar um melhor resultado..
Não se esqueçam que um GPS comunica com n satélites, mínimo 3, há sempre flhas na transmissão de sinal, existem delays, imprecisões MESMO muito consideraveis!!
Esta seca toda deve-se ao facto de eu ter levado um grande sermão de um prof de física (que por acaso me chumbou xD) da minha faculdade quando eu disse que velocidade real era obtida por um GPS.. Ele lá me explicou isso tudo e ainda fiz figura de parvo perante uns nerds do técnico que olharam para mim tipo 'és mesmo burro'..
E pronto, fim do meu off-topic desabafo
sorry
Agora, aproveito apenas isto para dizer que, em relação ao site, as velocidades que deu para a minha mota, estavam completamente certas excepto a 3ª que na minha mota apresenta 1km/h a mais... todas as outras bateram certo. (isto antes de mudar o filtro de ar, que agora em 3ª faço mais 4km/h e em 5ª mais outros 4km/h (nas outras mudanças nao me lembro dos valores))
Dizer velocidade real = velocidade GPS ... é mentira :X
(Broly, não estou a dizer que os valores possam ou não estar mal)
Explicação teórica:
A menos que usem um receptor GPS bastante sofisticado (por exemplo que a única função seja dizer a velocidade ou algo assim), não vão obter as velocidades verdadeiras..
Se forem a ver a velocidade por aqueles GPS tradicionais tipo tomtom ou ndrive ou algo assim... não se fiem nisso... A velocidade não é a real e mais, a do conta km até pode estar a dar um melhor resultado..
Não se esqueçam que um GPS comunica com n satélites, mínimo 3, há sempre flhas na transmissão de sinal, existem delays, imprecisões MESMO muito consideraveis!!
Esta seca toda deve-se ao facto de eu ter levado um grande sermão de um prof de física (que por acaso me chumbou xD) da minha faculdade quando eu disse que velocidade real era obtida por um GPS.. Ele lá me explicou isso tudo e ainda fiz figura de parvo perante uns nerds do técnico que olharam para mim tipo 'és mesmo burro'..
E pronto, fim do meu off-topic desabafo
sorry
Agora, aproveito apenas isto para dizer que, em relação ao site, as velocidades que deu para a minha mota, estavam completamente certas excepto a 3ª que na minha mota apresenta 1km/h a mais... todas as outras bateram certo. (isto antes de mudar o filtro de ar, que agora em 3ª faço mais 4km/h e em 5ª mais outros 4km/h (nas outras mudanças nao me lembro dos valores))

nSilva89- Número de Mensagens: 1318
O GPS que eu usava para as medições não era TomTom nem desses para usar na estrada, usava o Garmin eTrex, é um "pouco" melhor que os que referi anteriormente .. 
As medições eram feitas em mudanças mais altas, onde não há desculpa de delays ou perdas de sinal ..
Se perdes o sinal, simplesmente o GPS deixa de te dar informação (no caso do Garmin), por outro lado, se fores em 5ª ou 6ª, demoras vários segundos para ires subindo de 500 em 500 rpm em altas numa mota .. nesses segundos todos dá para perceber se o GPS for aumentando a velocidade lentamente 1, 2 ou 3 km/h etc ... logo bate certo para fazer medição ..
Em termos físicos sim, não é 100% acertivo, mas a meu ver é o melhor método para um comum mortal averiguar a velocidade do seu veículo ..
É que até os radares da polícia e pistolas de radar tem um desconto de 3 - 5% ...
Como é que achas que as motas de MOTOGP (125, 250, 600, 990, 800) indicam a velocidade instantânea nos onboards ?
Telemetria ...
E como é que essa telemetria obtém as velocidades .. ? Pois .. GPS .. lol
O que o teu professor de Física te disse está correcto, agora a forma como ele reagiu é que não é correcta, obviamente que um GPS não é 100% correcto, mas ele que te sugira então qual a forma indicada (se é que existe alguma) para averiguares a velocidade absoluta real da tua mota na via pública ..
Pois .. ele não vai ter sugestões ... mas para mandar postas de pescada à Einstein lá ele sabe .. típico tuga lírico .. lol
Ele deveria era ter ficado surpreendido no bom sentido, por teres feito essa sugestão e teres fundamentado o seu uso para averiguares a velocidade da tua mota no MUNDO REAL.
Os professores cá em Portugal gostam todos muito de trabalhos pomposos, líricos, cheios de páginas, cheios de palha, com preâmbulos e prefácios .. com projectos que não são colocados em prática .. por isso é que este país está a merda que está ..
Ainda me lembro de na faculdade na cadeira de Gestão Projectos a minha professora não ter gostado muito do tema do meu projecto final, que foi precisamente a Gestão do Projecto do protótipo moto4 que eu e o meu irmão fizemos em 2003 / 2004 (com fotos, cronogramas e orçamentos no MS Project etc etc)...
Acabei com 14 valores nessa cadeira e deu-me 13 valores no projecto ...
Essa puta havia de saber o que é que estou hoje em dia a tentar colocar em prática com o meu irmão na vida real .. até lhe caíam os dentes .. líricos ..
As medições eram feitas em mudanças mais altas, onde não há desculpa de delays ou perdas de sinal ..
Se perdes o sinal, simplesmente o GPS deixa de te dar informação (no caso do Garmin), por outro lado, se fores em 5ª ou 6ª, demoras vários segundos para ires subindo de 500 em 500 rpm em altas numa mota .. nesses segundos todos dá para perceber se o GPS for aumentando a velocidade lentamente 1, 2 ou 3 km/h etc ... logo bate certo para fazer medição ..
Em termos físicos sim, não é 100% acertivo, mas a meu ver é o melhor método para um comum mortal averiguar a velocidade do seu veículo ..
É que até os radares da polícia e pistolas de radar tem um desconto de 3 - 5% ...
Como é que achas que as motas de MOTOGP (125, 250, 600, 990, 800) indicam a velocidade instantânea nos onboards ?
Telemetria ...
E como é que essa telemetria obtém as velocidades .. ? Pois .. GPS .. lol
O que o teu professor de Física te disse está correcto, agora a forma como ele reagiu é que não é correcta, obviamente que um GPS não é 100% correcto, mas ele que te sugira então qual a forma indicada (se é que existe alguma) para averiguares a velocidade absoluta real da tua mota na via pública ..
Pois .. ele não vai ter sugestões ... mas para mandar postas de pescada à Einstein lá ele sabe .. típico tuga lírico .. lol
Ele deveria era ter ficado surpreendido no bom sentido, por teres feito essa sugestão e teres fundamentado o seu uso para averiguares a velocidade da tua mota no MUNDO REAL.
Os professores cá em Portugal gostam todos muito de trabalhos pomposos, líricos, cheios de páginas, cheios de palha, com preâmbulos e prefácios .. com projectos que não são colocados em prática .. por isso é que este país está a merda que está ..
Ainda me lembro de na faculdade na cadeira de Gestão Projectos a minha professora não ter gostado muito do tema do meu projecto final, que foi precisamente a Gestão do Projecto do protótipo moto4 que eu e o meu irmão fizemos em 2003 / 2004 (com fotos, cronogramas e orçamentos no MS Project etc etc)...
Essa puta havia de saber o que é que estou hoje em dia a tentar colocar em prática com o meu irmão na vida real .. até lhe caíam os dentes .. líricos ..
gostei da tua resposta BroLy , e estou plenamente de acordo 

L_Cobain27- Número de Mensagens: 9114
Broly, e nao quis de todo dizer que aquilo que fizeste esta errado! Pelo contrario, eu admiro o trabalho e tanto que usei e confio nisso!
Aquilo que quis referir foi que se o gps for o dos 'comuns mortais' nao e fiavel e pode ate ter um maior erro que o conta km em si!
Em relacao ao professor, eu tenho muitos que so me apetece mandalos a um certo sitio.. E quando 'discuti' isto com este prof tambem me revoltei e perguntava-me que sabia ele.. Ate que acabei por saber que ele e o 4º melhor fisico da europa e esta no top 10 mundial
... No entanto, continuo a odia-lo ja que ele me chumbou a mecanica o ano passado e este ano me vai chumbar a electromagnetismo -.-
Nao queria mesmo que me tivessem interpretado mal..
Aquilo que quis referir foi que se o gps for o dos 'comuns mortais' nao e fiavel e pode ate ter um maior erro que o conta km em si!
Em relacao ao professor, eu tenho muitos que so me apetece mandalos a um certo sitio.. E quando 'discuti' isto com este prof tambem me revoltei e perguntava-me que sabia ele.. Ate que acabei por saber que ele e o 4º melhor fisico da europa e esta no top 10 mundial
Nao queria mesmo que me tivessem interpretado mal..

BroLy aka CheeseBERG escreveu:

Nomack- Número de Mensagens: 284
nsilva89, eu não te estava a criticar, estava a criticar era a postura do teu professor nesse caso concreto.
Não duvido das competências ou sapiência dele atenção, até porque nem o conheço sequer, não sou de substimar os outros .. coisa que em Portugal maior parte do pessoal faz ..
Não duvido das competências ou sapiência dele atenção, até porque nem o conheço sequer, não sou de substimar os outros .. coisa que em Portugal maior parte do pessoal faz ..
Vou colocar aqui uma divida penso que será o melhor sitio. existe algum risco\beneficio altera só o pinhão de ataque em vez da cremalheira? (espero não estar a ser confuso )

HuskyBoy- Número de Mensagens: 515
HuskyBoy escreveu:Vou colocar aqui uma divida penso que será o melhor sitio. existe algum risco\beneficio altera só o pinhão de ataque em vez da cremalheira? (espero não estar a ser confuso )
![]()
O pinhão sofre sempre maior desgaste que a cremalheira.
Nas R's costuma-se dizer que mais vale aumentar dentes na cremalheira do que tirar dentes no pinhão.
Suponho que aqui será igual mas invertido, pois a intenção normalmente é aumentar a relação.
Logo, será melhor aumentar dentes no pinhão do que tirar dentes na cremalheira.
Se estiver errado, corrijam-me por favor.

Lars- Número de Mensagens: 160
É principalmente uma questão económica.
Um pinhão de ataque custa muito menos dinheiro que uma cremalheira ..
Quanto à decisão entre trocar o pinhão ou a cremalheira, o que interessa é o rácio final, por exemplo 14 - 42 corresponde a 0.333, mas 13 - 39 também é 0.333 ..
A diferença é que um pinhão de ataque custa 10 ou 15€ dependendo da marca e passo de corrente, uma cremalheira é sempre pelo menos o dobro e em alguns casos o triplo do preço ..
Por isso é que é mais fácil e barato trocar o pinhão de ataque ..
Só se troca a cremalheira em casos onde não é possível colocar um pinhão de ataque maior .. por exemplo na KTM 520 o limite com protecção de carter para a embraiagem é o pinhão 14 .. se quiser meter o 15 já teria que tirar a protecção .. e se quisesse montar um 16 já não podia .. tinha que jogar com uma cremalheira com menos dentes ..
Um pinhão de ataque custa muito menos dinheiro que uma cremalheira ..
Quanto à decisão entre trocar o pinhão ou a cremalheira, o que interessa é o rácio final, por exemplo 14 - 42 corresponde a 0.333, mas 13 - 39 também é 0.333 ..
A diferença é que um pinhão de ataque custa 10 ou 15€ dependendo da marca e passo de corrente, uma cremalheira é sempre pelo menos o dobro e em alguns casos o triplo do preço ..
Por isso é que é mais fácil e barato trocar o pinhão de ataque ..
Só se troca a cremalheira em casos onde não é possível colocar um pinhão de ataque maior .. por exemplo na KTM 520 o limite com protecção de carter para a embraiagem é o pinhão 14 .. se quiser meter o 15 já teria que tirar a protecção .. e se quisesse montar um 16 já não podia .. tinha que jogar com uma cremalheira com menos dentes ..
Então não há qualquer risco para o motor retirara mais ou menos força do pinhão de ataque... sempre tive esta duvida o k interessa é só mente o rácio final
ok obg pela resposta
Já agora, colheçia já a algum tempo este programa não sabia que era teu BroLy é muito útil mesmo.
ok obg pela resposta
Já agora, colheçia já a algum tempo este programa não sabia que era teu BroLy é muito útil mesmo.

HuskyBoy- Número de Mensagens: 515
Aqui vai uma prendinha de Natal!
http://www.gearingcommander.com/
Neste site podem simular várias relações de pinhão/cremalheira.
Tem a vantagem de ser tipo "Plug and Play", basta escolher a mota que o simulador faz o resto!
Divirtam-se!
http://www.gearingcommander.com/
Neste site podem simular várias relações de pinhão/cremalheira.
Tem a vantagem de ser tipo "Plug and Play", basta escolher a mota que o simulador faz o resto!
Divirtam-se!

Jomba- Número de Mensagens: 863
O meu também é Plug&Play .. tem lá imensas motas onde basta clicar no nome do modelo que também preenche automaticamente o simulador excepto transmissão secundária e rpm pretendida .... 
No GC por exemplo, não está lá a minha Husaberg FS 650 .. só a 570.
No meu também basta mudar o rácio das transmissões para se ver logo em tempo real as velocidades e respectivo gráfico .. sim porque não se tem de esperar para carregar um gráfico em ADOBE FLASH .. ali é jQuery .. é instantâneo ..
Eu só não carrego mais motas, porque ainda dá bastante trabalho .. basicamente é uma Base Dados .. daí ele ter lá o "Add Bike" para o pessoal lhe fazer a papinha toda e enviar os dados da sua respectiva mota ..
No GearingCommander não consigo perceber se determinada caixa é cerrada ou não e quais os saltos entre mudanças .. ele apenas diz diferenças de RPM consoante as diferentes transmissões, isso não dá para perceber na mesma se é cerrada ou não ..
Por outro lado, o meu site não foi feito com o objectivo único do Calculador de Velocidades, foi feito para expor os meus projectos, projectos de amigos, viagens, estudos e outras coisas ..
Esse estrangeiro fez o site exclusivamente dedicado só ao calculador ..
No GC por exemplo, não está lá a minha Husaberg FS 650 .. só a 570.
No meu também basta mudar o rácio das transmissões para se ver logo em tempo real as velocidades e respectivo gráfico .. sim porque não se tem de esperar para carregar um gráfico em ADOBE FLASH .. ali é jQuery .. é instantâneo ..
Eu só não carrego mais motas, porque ainda dá bastante trabalho .. basicamente é uma Base Dados .. daí ele ter lá o "Add Bike" para o pessoal lhe fazer a papinha toda e enviar os dados da sua respectiva mota ..
No GearingCommander não consigo perceber se determinada caixa é cerrada ou não e quais os saltos entre mudanças .. ele apenas diz diferenças de RPM consoante as diferentes transmissões, isso não dá para perceber na mesma se é cerrada ou não ..
Por outro lado, o meu site não foi feito com o objectivo único do Calculador de Velocidades, foi feito para expor os meus projectos, projectos de amigos, viagens, estudos e outras coisas ..
Esse estrangeiro fez o site exclusivamente dedicado só ao calculador ..
BroLy aka CheeseBERG escreveu:Esse estrangeiro fez o site exclusivamente dedicado só ao calculador ..
E eu achei bem pior que o teu, sinceramente.
Confuso e pouca base de dados.

Lars- Número de Mensagens: 160
Lars escreveu:BroLy aka CheeseBERG escreveu:Esse estrangeiro fez o site exclusivamente dedicado só ao calculador ..
E eu achei bem pior que o teu, sinceramente.
Confuso e pouca base de dados.
base de dados ate tem... mas confuso pa carai! xD

Não tou a dizer que este é mais simples ou complicado que o do Broly!
Como havia gente que não conseguia ver determinados modelos e não sabia quais os Gear ratio, decidi partilhar este link! Nem que fosse por ter mais modelos para consulta.
Aliás, encontrei isto por acaso, em relação à minha mota já tinha visto no link do Broly.
Quem não gosta, vê no link do Broly ou pesquisa na net.
Como disse no meu comentário, é uma prendinha de Natal, não estou a vender nada!
Como havia gente que não conseguia ver determinados modelos e não sabia quais os Gear ratio, decidi partilhar este link! Nem que fosse por ter mais modelos para consulta.
Aliás, encontrei isto por acaso, em relação à minha mota já tinha visto no link do Broly.
Quem não gosta, vê no link do Broly ou pesquisa na net.
Como disse no meu comentário, é uma prendinha de Natal, não estou a vender nada!

Jomba- Número de Mensagens: 863
Jomba, é da chuva... anda tudo com a testosterona em altas... ninguém anda... não descarregam a adrenalina! 

N@ndo- Número de Mensagens: 1898
Página 2 de 7 •
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 
Tópicos similares» Qual o mylar ideal para vela?
» BIKES TT Qual a melhor ou mais espectacular??
» Oléo na palio weekend G1, qual usar?
» Como fazer um modelo de MMD ~
» Como configurar um Rip Clip
» BIKES TT Qual a melhor ou mais espectacular??
» Oléo na palio weekend G1, qual usar?
» Como fazer um modelo de MMD ~
» Como configurar um Rip Clip
:: Área técnica :: Dicas e Técnicas
Página 2 de 7
Permissão deste fórum: