Mudar óleo à Yamaha XT600 (aquecimento excessivo?)
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Mudar óleo à Yamaha XT600 (aquecimento excessivo?)
Caríssimos, tenho sentido o motor da minha XT600 a aquecer bem mais que o habitual...acho que está na hora de mudar o óleo e urgentemente.
Que óleo, com bom compromisso preço qualidade, me aconselham e onde comprar.
Vou ter que comprar ainda um filtro/anilha e uma chave de filtros mas isso é tranquilo, mas alguém me pode indicar na XT600 onde se encontra a zona para o trocar? Quero começar a estudar mais a mecânica e a aprender! Há que poupar!!
Obrigado a todos!
Que óleo, com bom compromisso preço qualidade, me aconselham e onde comprar.
Vou ter que comprar ainda um filtro/anilha e uma chave de filtros mas isso é tranquilo, mas alguém me pode indicar na XT600 onde se encontra a zona para o trocar? Quero começar a estudar mais a mecânica e a aprender! Há que poupar!!
Obrigado a todos!
Última edição por LSS_XT em Qui 30 Set 2010, 11:57, editado 2 vez(es)

LSS_XT- Número de Mensagens: 1064
Re: Mudar óleo à Yamaha XT600 (aquecimento excessivo?)
óleo ? castrol ou motul .
eu já não tenho xt , senão tirava umas fotos pra te mostrar como se faria isso LSS , mas , mudar o óleo , é desapertar o parafuso debaixo , e deixar escorrer , inclinar a mota para um lado e para o outro para escorrer o que lá estiver , colocar o parafuso e em cima , à frente do depósito tirar aquela protecçãozinha , tirar parafuso e meter óleo
eu já não tenho xt , senão tirava umas fotos pra te mostrar como se faria isso LSS , mas , mudar o óleo , é desapertar o parafuso debaixo , e deixar escorrer , inclinar a mota para um lado e para o outro para escorrer o que lá estiver , colocar o parafuso e em cima , à frente do depósito tirar aquela protecçãozinha , tirar parafuso e meter óleo

L_Cobain27- Número de Mensagens: 9114
Thanks!
e o filtro?
Vou por um semi-sintético 15-40!
Vou por um semi-sintético 15-40!

O filtro por norma nos mono's yama (cross pelo menos) está do lado direito à frente e ligeiramente acima da tampa direita do motor (embraiagem na minha). É uma tampa mais pequena com 3/4 parafusos. 1 destes parafusos também costuma ser uma saída de óleo, por isso escorre bem primeiro.
Há, não precisas de chave de filtros.
Cumps
Há, não precisas de chave de filtros.
Cumps

CyberNights- Número de Mensagens: 353
Boa! Obrigado pelas dicas! Já sei tudo o que preciso! Thanks!

a quantidade de óleo é que não me recordo 
espero que tenhamos ajudado
espero que tenhamos ajudado

L_Cobain27- Número de Mensagens: 9114
Ajudaram sim! 
Verifiquei que ainda tenho o óleo um pouco a menos de meio...ando a sentir a mota mais quente que o habitual, pode ser impressão minha ou poderá existir uma outra razão?
Verifiquei que ainda tenho o óleo um pouco a menos de meio...ando a sentir a mota mais quente que o habitual, pode ser impressão minha ou poderá existir uma outra razão?

Atenção que a muda de óleo na XT é mais "complexa" do que o descrito. Tens para além do bujão do quadro (o da frente, central) tens outro lateral.
Recomendava-te, e passo a publicidade, increveres-te no clube XT portugal onde tens lá gurus da XT e DIY sobre mecanica neste modelo em particular.
cumps
Recomendava-te, e passo a publicidade, increveres-te no clube XT portugal onde tens lá gurus da XT e DIY sobre mecanica neste modelo em particular.
cumps

lennoxlewis- Número de Mensagens: 649
lennoxlewis escreveu:Atenção que a muda de óleo na XT é mais "complexa" do que o descrito. Tens para além do bujão do quadro (o da frente, central) tens outro lateral.
cumps
confere!
mas resumindo, tens um bujão por baixo do motor e outro a frente, no quadro. o filtro encontra-se do lado direito da mota junto a tampa lateral do motor, salvo erro diz la mesmo oil filter eheh
boa sorte com isso

nSilva89- Número de Mensagens: 1318
Ja agora se não estou em erro o oleo recomendado para a xt600 é 10w-50 e o alternativo é 10w-40

rossi- Número de Mensagens: 3818
Boas
Este tópico é velhinho mas está super incompleto, e de pouco o nada serve para quem quer trocar o óleo numa XT600E...
faltam aqui informações importantes, com por exemplo sangrar o circuito de óleo, no final da troca...
Neste link tem um PDF que pode ser consultado on line, e na pagina 66 à 70,podem ver com detalhe o processo da coisa...
http://webmonster.com.br/Moto/manual%20tecnico%20servico/tenere_xt600e_2004.pdf
Outra coisa que se deve fazer é ter em atenção as quantidades de óleo que metemos dentro do motor...
O Motor tem um total 3,3Litros de óleo no seu interior... mas só é possível retirar 2,8L nas trocas de oleo, (e 2,7L sem troca de filtro)
Deve-se meter apenas 2,5L na troca de oleo... purgar o circuito e repor 0,1L
Se a XT600E funcionar com 3L, ou ligeiramente mais que isso... faz com que mantenha a caixa do "filtro de Ar" limpa de oleo...
e faz com que o consumo de óleo seja de muito reduzido entre mudas...
ou seja: manter sempre o nível a meio da vareta...
O óleo ideal é o 15/50W
(o 10/40 também se pode ser usado, mas é recomendado para o Norte da Europa, onde há temperaturas a baixo de zero)

ABR
Este tópico é velhinho mas está super incompleto, e de pouco o nada serve para quem quer trocar o óleo numa XT600E...
faltam aqui informações importantes, com por exemplo sangrar o circuito de óleo, no final da troca...
Neste link tem um PDF que pode ser consultado on line, e na pagina 66 à 70,podem ver com detalhe o processo da coisa...
http://webmonster.com.br/Moto/manual%20tecnico%20servico/tenere_xt600e_2004.pdf
Outra coisa que se deve fazer é ter em atenção as quantidades de óleo que metemos dentro do motor...
O Motor tem um total 3,3Litros de óleo no seu interior... mas só é possível retirar 2,8L nas trocas de oleo, (e 2,7L sem troca de filtro)
Deve-se meter apenas 2,5L na troca de oleo... purgar o circuito e repor 0,1L
Se a XT600E funcionar com 3L, ou ligeiramente mais que isso... faz com que mantenha a caixa do "filtro de Ar" limpa de oleo...
e faz com que o consumo de óleo seja de muito reduzido entre mudas...
ou seja: manter sempre o nível a meio da vareta...
O óleo ideal é o 15/50W
(o 10/40 também se pode ser usado, mas é recomendado para o Norte da Europa, onde há temperaturas a baixo de zero)

ABR
Boas Edgar,
Thanks pela info, está agora bastante completa e será de grande ajuda para quem tem uma XT
Cumps
Thanks pela info, está agora bastante completa e será de grande ajuda para quem tem uma XT
Cumps

GSXR-600 K7 : Filtro ar K&N | Escape MIVV GP Carbono | Travões malha de aço | Filtro Oleo K&N | SpeedoHealer | Rapid Bike 3 | Afinaçao em banco de potencia |

R6_Blue- Número de Mensagens: 1132
Tópicos similares» Mudar luzes quadrante
» Imagem com exemplos de aquecimento
» Motores Do Barco Yamaha
» Radiador de óleo
» Troca de óleo a 7500km
» Imagem com exemplos de aquecimento
» Motores Do Barco Yamaha
» Radiador de óleo
» Troca de óleo a 7500km
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: