XT600 - direcção treme em velocidade
Página 1 de 3 • Compartilhe •
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
XT600 - direcção treme em velocidade
Tendo já visto muita gente falar desta questão nas XT's, e tratando-se de feitio e não defeito, pergunto-vos como lidam com as vossas direcções a tremer?!?!
Pessoalmente a ir para o trabalho tenho este sintoma dependendo do vento e estrada mas regra geral sente-se pelos 140/150 que acaba por ser a minha velocidade média. Não treme sempre, ainda não consegui perceber o que é que faz com que às vezes trema e outras não.
A verdade é que ainda hoje ia a pensar nisso... é que ir a curvar a 140kmh e a roda da frente ir aos zigue-zagues é algo que não me deixa muito tranquilo.
Seja como for, até hoje a coisa passa... deixo-a ir a abanar como bem lhe apetece e simplesmente vou jogando com o acelerador para minimizar o abanar. Por vezes com mais acelerador fica melhor, outras é preciso mesmo abrandar. Mas a mota lá sabe o que tá a fazer, tento não interferir muito com a dança dela LOL
Como lidam com isto, se é que vos acontece...?!
PS; pesquisei na net e parece que os ingleses lhe chamam de tankslapper..em portugues nao conheço o nome técnico
Pessoalmente a ir para o trabalho tenho este sintoma dependendo do vento e estrada mas regra geral sente-se pelos 140/150 que acaba por ser a minha velocidade média. Não treme sempre, ainda não consegui perceber o que é que faz com que às vezes trema e outras não.
A verdade é que ainda hoje ia a pensar nisso... é que ir a curvar a 140kmh e a roda da frente ir aos zigue-zagues é algo que não me deixa muito tranquilo.
Seja como for, até hoje a coisa passa... deixo-a ir a abanar como bem lhe apetece e simplesmente vou jogando com o acelerador para minimizar o abanar. Por vezes com mais acelerador fica melhor, outras é preciso mesmo abrandar. Mas a mota lá sabe o que tá a fazer, tento não interferir muito com a dança dela LOL
Como lidam com isto, se é que vos acontece...?!
PS; pesquisei na net e parece que os ingleses lhe chamam de tankslapper..em portugues nao conheço o nome técnico

lennoxlewis- Número de Mensagens: 649
Re: XT600 - direcção treme em velocidade
podes não ter as rodas calibradas lennox .

L_Cobain27- Número de Mensagens: 9114
Não estão calibradas mas pelo que li, é mesmo feitio dela...
A transformação para SM reduz este efeito, nem quero imaginar então como será numa normal...
A transformação para SM reduz este efeito, nem quero imaginar então como será numa normal...

se estiverem calibradas reduz também , já vi que tens o guarda lamas da frente curto , se fosse comprido contribuia pra essa vibraçao .
verifica a pressão dos pneus também , pode não estar correcta .
de resto é calibrar e andar , como sabes a xt tem limitações , algo que lhe dá bem mais estabilidade e faz com que fique colada ao chão é a invertida , sempre que ando numa mota que tenha invertidas , é completamente diferente , parece ir mesmo colada ao chão a frente
verifica a pressão dos pneus também , pode não estar correcta .
de resto é calibrar e andar , como sabes a xt tem limitações , algo que lhe dá bem mais estabilidade e faz com que fique colada ao chão é a invertida , sempre que ando numa mota que tenha invertidas , é completamente diferente , parece ir mesmo colada ao chão a frente

Eu já nem me importo com a vibração, o tópico era mais para perceber o que vocês fazem quando isso vos sucede (se é que se passa com vocÊs)...

eu na minha xt tinha 18/21 e e como não tinha carta não cheguei a dar grandes velocidades naquilo , na dtr não noto muita vibração , mas quando isso acontece , devido a vento , por exemplo , é força nos braços , atento a acelerador e travão de trás 
talvez tenhas de fazer mais alguma força nisso .
já agora , usas que tipo de capacete , um fechado , aberto ou tipo offroad ?
talvez tenhas de fazer mais alguma força nisso .
já agora , usas que tipo de capacete , um fechado , aberto ou tipo offroad ?

Uso um tipo MX mas tem viseira e não óculos de MX...

Eu já tive 2 XT 600 SM
A minha primeira abanava.
A minha 2ª não.
O problema que tinha na 1ª era do pneu. Não tinha uma jante 3.50 (acho que tinha 2.50) com um 110. O atrofio do pneu fazia esse abanar.
A 2ª XT tinha a jante 3.50 com pneu 120 e só abanava em dias de muito vento. De resto dava para esgotar a moto.
Vê também se o pneu não tem nenhuma "bolha". às vezes é dificil ver...
Vê se o pneu também não está mais gasto de uma lado que do outro.
A minha 2ª não.
O problema que tinha na 1ª era do pneu. Não tinha uma jante 3.50 (acho que tinha 2.50) com um 110. O atrofio do pneu fazia esse abanar.
A 2ª XT tinha a jante 3.50 com pneu 120 e só abanava em dias de muito vento. De resto dava para esgotar a moto.
El President escreveu:Eu já tive 2 XT 600 SM
A minha 2ª não.
Confesso que neste momento ambos os pneus estão em mau estado.. estou mesmo na altura certa para trocar.
Estou com 110/70 e vou passar para 120/70.. Pode ser que ajude! A jante não sei ver a largura... nao sei se é 2.50 ou outra medida..

deve ser no mínimo 3.00"

L_Cobain27 escreveu:deve ser no mínimo 3.00"
Se for 3.00 não deve levar pneus maiores que 110... senão o pneu atrofia e pode causar este abanar...
eu nao tinha as minhas jantes calibradas e a 140 ja sentia aquilo tudo a tremer.. quando calibrei a diferença foi enorme!! agora a 170 ainda vou tranquilo 

nSilva89- Número de Mensagens: 1318
ou e a jante ou o peneu ja me aconteçeu isso tambem.

bmsn- Número de Mensagens: 131
A minha também treme...nao é do pneu que ja tenho um 120 a algum tempo! A jante foi calibrada para tentar minimizar ou resolver o problema o que é certo é que ela abana e nao e pouco...uma vez na A16 sentido cascais/Sintra ia a 160 reais prai (180 de ponteiro) a mota começou a abanar ...mas a abanar aserio estava a ver que ia ao charco.... a partir daí não ha muita confiança para fazer ponta! quando tal situaçao acontece desacelero de imediato .... não vale a pena...
Ja andei a esrtudar para adaptar um amortecedor de direçao... mas e complicado! a forma utilizada nas xt`s e aparafusado ao quadro...
cumps
Ja andei a esrtudar para adaptar um amortecedor de direçao... mas e complicado! a forma utilizada nas xt`s e aparafusado ao quadro...
cumps

GpuntoEC- Número de Mensagens: 155
não é a tua que já tem invertida GpuntoEC ?

GpuntoEC escreveu:A minha também treme...nao é do pneu que ja tenho um 120 a algum tempo! A jante foi calibrada para tentar minimizar ou resolver o problema o que é certo é que ela abana e nao e pouco...uma vez na A16 sentido cascais/Sintra ia a 160 reais prai (180 de ponteiro) a mota começou a abanar ...mas a abanar aserio estava a ver que ia ao charco.... a partir daí não ha muita confiança para fazer ponta! quando tal situaçao acontece desacelero de imediato .... não vale a pena...
cumps
Não sei a velocidade real da minha, mas levo-a ao corte praticamente todos os dias. O abanar não acontece sempre e quando acontece basta ir a 140/150 de ponteiro
Para não abanar ou desacelero ou então acelero ainda mais, mas o abanar nunca se reproduz nas mesmas condições.. é muito estranho..
Pelos vistos, pelo teu relato, isto é mesmo feitio e não defeito...

há que ter em conta de onde bate o vento também ..

eu encomendei uma camera (deve chegar para a semana que vem), e vou instalar a camera na suspensão e filmar este abanar... a verdade é que com abanar ou não lá vou fazendo curvas e rectas como se nada fosse, é assustador

logo que vás atento , e que baixes o ritmo quando isso estiver a acontecer , não deve haver problema 

lennoxlewis escreveu:eu encomendei uma camera (deve chegar para a semana que vem), e vou instalar a camera na suspensão e filmar este abanar... a verdade é que com abanar ou não lá vou fazendo curvas e rectas como se nada fosse, é assustador![]()
depois vou querer ver esse movie com a viagem alucinogénica a abanar nas cusvas a 140km/h
eheheheheheh

Psyco- Número de Mensagens: 280
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Tópicos similares» XT600 - direcção treme em velocidade
» XT600 - Poço de potência em altas?
» direcçao xj900
» CAIXA DE DIREÇAO SPEED
» Amortecedor de direcçao
» XT600 - Poço de potência em altas?
» direcçao xj900
» CAIXA DE DIREÇAO SPEED
» Amortecedor de direcçao